terça-feira, 24 de julho de 2012

Nova York e seus Telhados Verdes !!!!

O mundo está em um momento em que a vida em nosso planeta nunca esteve tão urbanizada. É claro que este fato tem seus pontos positivos, porém, tem impacto significativo no meio ambiente agravando o aquecimento global. 


Para tentar minimizar este impacto e tornar a vida urbana mais saudável e prazerosa, algumas cidades no mundo tem se preocupado e procurado formas mais verdes, eficientes e sustentáveis de construção. 


Como parte importante da técnica de construção eficiente se destacam os telhados verdes e dentre as cidade que a utilizam destaca-se Nova York, e é devido a isso que lá estão sendo implementados vários jardins nas coberturas dos prédios.




De olho na poluição e no elevado consumo de eletricidade, em 2005, a administração Michael Bloomberg adotou para os edifícios do patrimônio a classificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, na sigla em inglês), proposta pelo Conselho de Prédios Verdes dos EUA, organização dedicada ao planejamento de edifícios sustentáveis.


Pelas contas Greening Gotham, há cerca de 100 telhados verdes em Nova York, e de acordo com Leslie Hoffman, diretora executiva da Earth Pledge, a cidade está trabalhando para aumentar esta quantidade. 


São inúmeros os motivos que justificam este investimento, dentre eles:

01 - Menor consumo de energia em virtude da retenção de calor 


02 - Contribui para a redução do aquecimento global, pois, reduz o dióxido de carbono no ar


03 - Redução do nível de ruído, pois, as plantas absorvem o barulho do trânsito


04 - É excelente para manter a temperatura interna do apartamento ou escritório


05 - É um lugar silencioso e tranquilo para tomar sol e respirar


06 - Torna a cidade muito mais bonita e com mais pássaros