quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lavandas na Provence e na Toscana !!!!


Um pouco de história sobre a Lavanda 


É uma planta muito perfumada e delicada, rica em propriedades curativas, a alfazema ou lavanda tem sido cultivada e utilizada desde os primórdios da civilização. 


São inúmeras a sua utilização ao longo da história. Na Idade média a espécie Lavandula stoechas era a mais usada tanto em poções mágicas, como repelente e na perfumaria.


Foi levada para o sul da França por volta de 500 a.C., quando os colonizadores gregos se estabeleceram na região de Marselha na Provence. 


Os egípcios utilizavam a alfazema no processo de mumificação dos corpos e inventaram formas de extrair o óleo essencial da planta por destilação no ano de 4.000 a.C. 


Este conhecimento milenar foi transmitido aos gregos, romanos e para o mundo árabe onde essa arte se desenvolveu durante o auge da cultura árabe nos séc. X e XI.


Os romanos utilizavam a alfazema nos seus banhos, em perfumes, nos seus tratamentos de beleza, na culinária e nos rituais religiosos. 


Existem cerca de 15 espécies de alfazema, porém as mais usadas são as espécies Lavandula stoechas e a Lavandula angustifolia.

Lavandula stoechas


Conhecida como Rosmaninho ou lavanda espanhola é a espécie mais cultivada nas regiões do Mediterrâneo e é a espécie que melhor se adapta a esse clima.


Cresce nas montanhas do sul da França, Espanha e Portugal.  


Chegando a florir durante várias vezes ao ano.


Menos tolerante ao frio.


Prefere solos mais ácidos e bem drenados.


Possui odor canforado e devido a isso não é utilizada na culinária.


Pode atingir até 1 metro de altura.


Lavandula angustifolia 


Conhecida como lavanda inglesa, tem um período mais regular de floração (Julho e Agosto). 


É tolerante ao frio e chega a tolerar 25ºC negativos. 


Prefere solos calcários e bem drenados. 


Uso da Alfazema nos dias atuais 

A alfazema é usada em queimaduras, picadas de inseto, 
anti-séptico, anti-bacteriano, e muito útil para estagnar o sangue em pequenas feridas, desinfectando-as ao mesmo tempo. 


Também é usada em infecções das vias respiratórias, especialmente a variedade stoechas cujo aroma é muito mais canforado. O forte aroma para além de ajudar as vias respiratórias, descongestiona e desinflama os pulmões, e atua como relaxante do sistema nervoso e tosse.


É um bom sedativo combatendo ansiedade e tensão. Ajuda ainda a relaxar espasmos do sistema digestivo, tomado em forma de chá feito a partir das flores. já na forma de óleo essencial é usada em massagens contra dores musculares e reumáticas. 


Onde encontrar os campos de lavanda:


Provence - Top 5


Abadia de Sénanque

Estes demoram a florir. Monitorei quase semana a semana desde o começo de junho e só agora eles estão roxos de verdade. Trata-se de um dos postais mais clássicos da Provence.
Onde fica: a 4 km do centro de Gordes, no Luberon 



Plateau de Valensole

Campos ondulados a perder de vista, árvores posicionadas estrategicamente entre as fileiras simétricas, campos de trigo em contraste com o verde da lavanda. Aqui estão concentrados os campos que são provavelmente os mais fartos e lindos e fotografados da Provence.
Onde fica: nos arredores da cidadezinha de Valensole, especialmente ao longo da estrada D-8, em direção a Digne-les-Bains



Gorges du Verdon

A região em volta dos cânions deste parque natural são forradas de campos de lavandas que, paraíso dos paraísos, muitas vezes encontra campos enormes recheados de girassóis.
Onde fica: na região de Alpes de Haute-Provence, nos arredores das cidades de Moustiers-Ste-Marie e Ste-Croix.



Lagarde d’Apt

Aqui as estrelas são os campos de lavanda selvagem – um pouco mais desordenados, mas mais cheirosos e lindos do mesmo jeito.
Onde fica: ao norte de Apt – para ver alguns dos mais cênicos, siga as placas para o Chateau du Bois, um dos maiores produtores de lavanda da Provence. 

Plateau d’Albion

Aqui cidadezinhas medievais lindas e minúsculas são cercadas por lavandas que deixam tudo ainda mais surreal.
Onde fica: ao norte do Luberon – uma das vilas mais bonitas é Banon. 



Fragonard - Grasse


Recomendo ir a cidade de Grasse onde se encontra a fábrica da Fragonard. A fábrica é fantástica !!!!


Abaixo algumas imagens:




Campos de lavanda

Fragonard - Grasse

Fragonard - Grasse

Fragonard - Grasse

Fragonard - Grasse

Fragonard - Grasse

Toscana

Cidade de Monteriggioni. A entrada da cidade medieval é repleta de pés de lavanda.