quinta-feira, 31 de maio de 2012

Land Art !!!!




A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.


A Land Art surgiu no final da década de 1960, e foi consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968 e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.


Robert Smithson 


Um dos artistas mais renomados em Land Art se chama Robert Smithson que idealizou o projeto "A plataforma espiral" realizada no Grande Lago Salgado, em Utah, nos Estados Unidos.





Andrew Goldsworthy


Artista britânico cria suas esculturas apenas com materiais do próprio terreno. Abaixo foi criado um portal feito de galhos secos, que tem como objetivo se misturar naturalmente com a vegetação existente.




 Mikael Hansen


Artista dinamarquês que iniciou a sua atividade em Land Art em 1980. Cria instalações naturais em várias partes do mundo, como Alemanha e Japão. Abaixo o trabalho Organic Highway, que empilha troncos no meio da floresta.



Sylvain Meyer



Artista francesa que fez a intervenção usando cascas velhas de árvores para fazer esse desenho de raízes trançadas.



Vale a pena conferir toda a matéria no site abaixo e outras sobre Land Art:

01 - http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/top-10-obras-de-arte-feitas-na-natureza/

02 - Google imagens Land Art